Na segunda-feira (26), o presidente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis, esteve em Água Clara na assembleia de prestação de contas aos associados da agência local, que fechou 2023 com quase três mil associados. Na terça-feira, em entrevista ao Fatos Regionais, o executivo falou sobre o crescimento do cooperativismo no mundo, sobre a evolução do Sicredi nos últimos anos e também a respeito do lugar de destaque a agencia de Água Clara ocupa entre as demais que estão sob a sua gestão.
No tocante à cooperativa de Água Clara, que funciona desde 2020 e é gerenciada por Luiz Eduardo de Freitas, Celso disse que aconteceu algo, de certa forma inesperado, que foi a adesão quase que imediata [de cooperados], quando da instalação da agencia no município, em 2020. E ele enfatiza que não foi o Sicredi que resolveu se instalar no município, mas as pessoas que, através de entidades representativas da sociedade, foram à Campo Grande conversar para que fosse montada uma agencia na cidade. E pelos números expostos na assembleia, a agencia está indo muito bem.
“As pessoas estão satisfeitas e a cada dia mais buscam conhecer esta alterativa de se fazer gestão de seus recursos financeiros, tanto no seu empreendimento como na vida pessoal”, pontua Celso.
Falando especificamente de Água Clara, Celso diz que a agência é destaque em diversos indicadores econômicos entre as 40 agencias que tem em 26 municípios, o que faz com que o município desponte em participação.
Um dos exemplos citados por ele, é o número de pessoas que aderiram à cooperativa através das mídias sociais. Exemplificou também a participação dos associados de Água Clara na assembleia de forma digital, ficando em primeiro lugar entre as demais. Lembrando que as assembleias ocorrem de forma hibrida, ou seja, pode-se votar tanto pelo site, quanto de forma presencial.
Também nos negócios diários da cooperativa, Água Clara se destaca em diversas operações. “E a confiança que as pessoas depositam na cooperativa é reciproca, uma vez que nos temos aqui entre os associados de Água Clara uma carteira muito forte, com um nível de inadimplência muito baixo, cumprindo-se, assim, o proposito para o qual existe uma instituição financeira, que é a busca de melhorias na qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento local”, destaca o presidente, completando que o Sicredi tem feito uma diferença muito grande no município de Água Clara.
“E a gente fica muito satisfeito com isso, porque estamos cumprindo a nossa missão de buscar cada vez mais melhorar a qualidade de vida e a felicidade das pessoas que participam desse empreendimento”, realça.
Por fim, Celso afirma que toda a região está de parabéns pela participação efetiva da população local, e que as equipes de todas as agencias estão preparadas para ofertar todos os produtos e serviços que qualquer empreendedor ou pessoas necessitem, independentemente do seu rendimento.
“Enfim, temos novidades muito boas para o mundo empresarial de Água Clara; basta conversar com nossa equipe aqui na agência que nos temos soluções para contribuir para o desenvolvimento desses negócios empresariais do município. E não tenham dúvidas, de que 2024 será muito melhor, com o nível de crescimento que temos planejado para este ano”, concluiu.
“De gente, pra gente”, afirma gerente Luiz Eduardo
Depois de agradecer a toda a comunidade de Água Clara que abraçou a agencia desde a sua instalação até os dias atuais, o gerente Luiz Eduardo de Freitas testemunhou que por onde anda na cidade, recebe elogios pelo trabalho realizado e que o seu objetivo e dos demais colaboradores é procurar trazer uma melhor experiencia aos associados.
Os números positivos obtidos pela agência, segundo Luiz Eduardo, são resultado do trabalho da equipe toda, desde 2020, com a captação de associados, os quais também tem papel fundamental nesse crescimento, ao indicar a cooperativa para outras pessoas.
Destacou ainda como diferencial do Sicredi, o fato de o sócio ser dono do negócio, participar das decisões e também do resultado, que é dividido com todos os correntistas. Referente à 2023, por exemplo, está sendo devolvido 410 mil reais para a comunidade, conforme explicou o gerente, fora o juro ao capital associado, que fica guardado na cooperativa.
Por fim, o gerente falou sobre as ações sociais que o Sicredi desenvolve junto à sociedade. De acordo com Luiz Eduardo, há várias ações programadas para este ano. Nesta terça-feira foi dado início, por exemplo, à campanha de arrecadação de chocolate e de ovos para serem doados às crianças carentes por ocasião da Pascoa. Nesse sentido, já foi reservado um espaço na agência para esta finalidade e algumas doações já foram recebidas por parte dos associados. Falou também sobre o dia “C”, que é o Dia do Cooperar, que está sendo estruturado para ser feito em Água Clara, entre outras ações.
Por fim, o gerente destacou que o relacionamento que o Sicredi mantém com a sociedade e a sua transparência, de uma maneira geral, são os grandes diferenciais Sicredi, pioneiro no modelo de instituição financeira cooperativa no Brasil e que se destaca como uma das maiores cooperativas financeiras do mundo. “É de gente pra gente”, finaliza.
João Maria Vicente