Neste domingo (21), uma resposta do bilionário Elon Musk no X (ex-Twitter) causou uma agitação na internet. O atual dono da rede social foi instigado a comprar a Rede Globo por um usuário. Musk entrou na brincadeira e até perguntou quanto custa a emissora.
Tudo aconteceu quando o perfil identificado como Joaquim Teixeira fez uma postagem sugerindo que o bilionário comprasse a TV Globo e consertasse o país, afirmando que a emissora é o grande problema do Brasil. “Boa tarde, Elon Musk. O grande problema do Brasil se chama TV Globo, ou Globo lixo, como conhecemos aqui”, dizia a postagem.
“Você poderia facilmente gastar alguns dólares, comprar esta emissora demoníaca e salvar nosso país”, finalizou a postagem que era acompanhada de uma ilustração da logomarca da Globo submersa em um esgoto.
Mas o inusitado foi a resposta do bilionário, que logo abaixo se “mostrou interessado” em comprar a emissora e brincou com as possibilidades ao perguntar “Quanto custa?”, seguindo de um emoji de risadas.
Elon Musk pode comprar a Rede Globo?
Caso o interesse de Elon Musk se torne genuíno, surge o questionamento se seria possível a compra da TV Globo pelo bilionário. Para a tristeza daqueles que se alegraram com essa “possibilidade”, esse negócio tem um obstáculo legal. Isto porque, segundo o Artigo 222 da Constituição brasileira, estrangeiros não podem comprar veículos de radiodifusão com concessão estatal no país, incluindo rádios e TVs.
E não é somente a questão legal. Elon Musk está atualmente em uma disputa judicial no país, após ameaçar descumprir decisões judiciais e reativar perfis de usuários bloqueados em sua rede social, ao mesmo tempo em que profere ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é presidido por Moraes, colocar as operadoras sobreaviso de bloquear o X no Brasil, Elon Musk acusou-o de censura e de ameaçar prender funcionários da plataforma no país. O caso também implica a operação da Starlink no Brasil, que também pertence ao Elon Musk.
Minha Operadora