Em cerimônia no Centro de Convivência dos Idosos, na noite desta quinta-feira (11), ocorreu a cerimônia de lançamento do curso Tecnólogo em Silvicultura, em Água Clara, numa parceria entre a Prefeitura do município, a empresa MS Florestal e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Entre outras autoridades, fizeram parte da Mesa, o professor-doutor Laércio Alves de Carvalho, reitor da UEMS; o pró-reitor Walter Guedes; o professor e coordenador do curso,Allan Motta Couto; a prefeita Gerolina Alves, o vice Tião Ottoni; a secretária de Educação, Adriana Fini e a gerente de relações institucionais da MS Florestal, Marisa Coutinho.
Primeira a discursar, Marisa destacou ser esta a primeira parceria público-privada do gênero, e agradeceu ao apoio da Prefeitura, sem o qual não seria possível concretizar o projeto.
Ao falar sobre a importância do curso, voltado exatamente para áreas que a empresa está contratando, revelou que quando da conclusão, ou talvez até mesmo em meio ao curso, já haja contratações por parte da empresa.
O reitor Laércio, por sua vez, frisou que a parceria irá beneficiar a todos, e que Água Clara entra de vez na rota da celulose, dentro de uma perspectiva internacional. Segundo ele, quem for aluno do curso terá a possibilidade de fazer intercâmbio com outros países. “Pode ir a qualquer lugar do mundo, com auxílio da UEMS”, mencionou, completando que o curso está sendo viável, graças a um investimento grande por parte da prefeitura de Água Clara e da MS Florestal.
“Capital do Vale da Celulose”
Depois de enfatizar que a silvicultura é o motor que movimenta o município, a prefeita Gerolina agradeceu à MS Florestal pela parceria e ao governador Eduardo Riedel, “que tem água Clara no coração”.
Para ela, o curso vai ser muito importante, sobretudo, porque abre novas oportunidades para jovens e adultos.
“Água Clara tem condições de ser Capital do Vale da Celulose, por estar inserida na rota do desenvolvimento”, avalia a prefeita, que finalizou instando os presentes a aproveitarem esta importante oportunidade que estão recebendo através do curso.
O Curso
O título de tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma qualificação de nível superior, com diferença de ser um curso de menor duração e focado na prática profissional. O início das aulas está previsto já para o segundo semestre de 2024.
O curso terá duração de dois anos e meio. Toda população poderá participar do processo seletivo, assim como colaboradores da empresa que buscam capacitação superior na área.
Serão ofertadas 40 vagas e será realizado aos sábados, com as aulas sendo realizadas na escola municipal Márcia Fiorati, que possui a estrutura necessária à sua realização.
Inicialmente, o acesso ao curso será por meio do historio escolar do ensino médio.
Joao Maria Vicente