Brasilândia e Anaurilândia foram agraciadas com obras exclusivas do grafiteiro Itamar Xavier

125
visualizações

Duas cidades de Mato Grosso do Sul, Anaurilândia e Brasilândia, foram agraciadas com obras exclusivas do renomado grafiteiro Itamar Xavier, de Presidente Prudente (SP). O artista converteu o “Dia do Grafite”, uma intervenção cultural realizada em agosto, envolvendo 58 alunos de quatro escolas públicas. Durante a atividade, os jovens participaram de workshops realizados por Itamar, onde aprenderam técnicas de grafite e realizaram murais sobre biodiversidade nas paredes de suas escolas.

Essa ação faz parte do projeto “Arte nos Muros”, que conta com o apoio da CESP e é realizado pela Flamingo Comunicação. O projeto incluiu não apenas oficinas práticas de grafite, mas também uma capacitação de professores sobre biodiversidade, um enquete popular que define os desenhos dos alunos a serem grafitados e, em breve, a distribuição gratuita de um livro para as escolas participantes.

Itamar Xavier, também conhecido como professor Itamar, teve uma de suas obras expostas no Museu do Louvre, em Paris, em 2022. O quadro, um retrato de Marilyn Monroe feito em madeira de demolição e disquetes antigos, foi destaque na exposição. Formado em Artes Visuais e Pedagogia, e com mestrado em Educação, Itamar é reconhecido por sua trajetória de superação. Após passar pelo sistema prisional, tornou-se mestre em educação e é um exemplo de resiliência, além de ser amplamente respeitado por suas contribuições à arte urbana e à educação. Ele ganhou notoriedade nacional após receber visitas de Luciano Huck e do artista Eduardo Kobra em 2018.

“O projeto Arte nos Muros reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento local”, destaca Jarbas Amaro, gerente de Sustentabilidade e Operações da CESP. Ele ressalta que a empresa, produtora de energia limpa, mantém 65 mil hectares de florestas preservadas na região da Usina de Porto Primavera. “Ao levar arte e cultura para as escolas e sensibilizar a comunidade para a importância da biodiversidade, contribuímos para um futuro mais sustentável.”

O coordenador do projeto, Allan de Amorim, afirma: “O Dia do Grafite é o ponto alto do projeto. É quando os alunos têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam sobre arte urbana e biodiversidade de forma prática, com orientação profissional.”

Sobre o projeto Arte nos Muros

O “Arte nos Muros” é uma iniciativa cultural que visa levar o estudo da arte e a prática do grafite para muros de escolas públicas. Os alunos participam de workshops sobre biodiversidade e têm seus desenhos avaliados em uma votação popular online. A escola vencedora recebe uma intervenção artística coletiva, realizada pelos alunos com o apoio de um artista profissional. O projeto será concluído com a distribuição gratuita de um livro para as escolas envolvidas.

Sobre a CESP

A CESP é uma empresa de geração de energia elétrica, com foco em sustentabilidade e inclusão. Há mais de 50 anos no mercado, a companhia opera duas usinas hidrelétricas no estado de São Paulo – Paraibuna e Porto Primavera –, com capacidade instalada de 1.627 MW.

Sobre a Flamingo Comunicação

A Flamingo Comunicação desenvolve projetos culturais, educacionais e editoriais para empresas, com foco em professores, alunos e o público em geral. A empresa também elabora publicações sob encomenda e realização de eventos culturais.

Contato para imprensa
GrupoCASA – Assessoria de Comunicação da Flamingo Comunicação
(11) 3078-7300 / (11) 98149-6504

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui