O golpe consiste no envio de uma mensagem via SMS informando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está com processo de suspensão. Ao clicar no link da suposta consulta, o cidadão é direcionado a uma página falsa que imita o site oficial do GOV.BR. Ao preencher seus dados, a vítima visualiza informações pessoais e sobre a infração, além de um campo que sugere a opção de “regularizar” a situação, levando a um pagamento.
Embora não haja um levantamento preciso de quantas pessoas foram vítimas do golpe em Mato Grosso do Sul, os primeiros relatos vieram de Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas informaram ter recebido a mensagem, e ao menos duas efetuaram pagamentos que variavam entre R$ 119 e R$ 193.
O Detran-MS esclarece que nenhum órgão governamental solicita pagamentos ou dados pessoais por SMS. As notificações do Detran-MS são feitas por canais oficiais, como o Diário Oficial do Estado, correspondência pelos Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem usa o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem consultar os canais oficiais do Detran-MS: o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações 154 (para a Capital) ou o número (67) 3368-0500 (para o interior). Também é possível agendar atendimento nas 94 agências do Detran-MS espalhadas pelo estado.
Esse golpe também foi identificado em outros estados, como Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Paraíba.
Fonte: Mireli Obando, Comunicação Detran-MS