Na última semana da Black Friday, uma pesquisa elaborada pela Zoox Smart Data aponta as preferências dos brasileiros neste período de promoções que domina o comércio do país. O costume, que veio dos Estados Unidos, é um dos momentos mais aguardados pelo comércio e também pelos clientes, que aguardam durante o ano com a expectativa de aumentar o faturamento e de encontrar bons preços, respectivamente. Segundo o levantamento, 65% dos brasileiros apontaram que farão compras no período. Entre os produtos mais procurados, os eletrodomésticos disparam na frente, com 40% da preferência nacional.
Outros itens também foram lembrados pelo público: 25,2% buscam roupas, 20,23% eletrônicos e 14,24% acessórios. O preço baixo continua sendo primordial na decisão de compra, destacado por 55,49%, enquanto 26,5% buscam por maior qualidade das peças e 18% priorizam produtos com frete grátis.
Quase 60% dos brasileiros não pretendem gastar valores altos na Black Friday deste ano. Cerca de 58,62% vão investir até R$ 500 em compras, já 29,06% querem gastar até R$ 2 mil e 12,32% mais de R$ 2 mil. Já nas formas de pagamento, o cartão de crédito com opção de compra parcelada é a opção mais escolhida por 48,81% do público, enquanto 41,75% optam por PIX e 9,45% débito.
“O levantamento mostra como o hábito de compras dos brasileiros está em frequente transformação. Neste ano, o consumidor está preferindo economizar mais na Black Friday, focando em adquirir equipamentos de uso doméstico e antecipar compras de fim de ano”, afirma Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.
Por se tratar de um período de promoções próximas às festas de fim de ano, 78,84% querem aproveitar os descontos nos preços para realizar compras de presentes de Natal. As compras em lojas virtuais também se destacam em relação às compras em lojas físicas, sendo as preferidas por 53,98% contra 46,02% que preferem comprar presencialmente.
Cada vez mais atentos a golpes e a falsas promoções, 89% dos brasileiros estão monitorando os preços dos produtos antes da Black Friday para comparar com os descontos que serão supostamente oferecidos pelas lojas e comércios.
A pesquisa contou com a participação de 14 mil pessoas no período de 22 a 25 de novembro.
Sobre a Zoox
Presente em 4 continentes e com clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados. Com dez anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.
Carolina Ribeiro – Bendita Imagem
Imagem – Divulgação