Mais uma leva de capivaras é transferida para o Parque do Pombo, em Três Lagoas

80
visualizações

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas realizou, na quinta-feira, 7 de novembro, mais uma ação de manejo das capivaras que habitam a Lagoa Maior. O objetivo da intervenção é controlar a população desses animais e garantir seu bem-estar, evitando que busquem alimento em áreas urbanas durante períodos de estiagem, já que a Lagoa tem um espaço limitado.

No mês de outubro, 44 capivaras foram realocadas, e agora outras 21 foram transferidas para o Parque do Pombo, um local apropriado para a espécie. A SEMEA monitora a população de capivaras para determinar o momento ideal de manejo, sem uma frequência fixa, realizando o remanejamento quando o número de animais ultrapassa o ideal devido à escassez de alimento. As capivaras transferidas encontram no Parque do Pombo um ambiente adequado que preserva o equilíbrio ecológico.

Cuidados no transporte

O processo de transporte das capivaras é feito com medidas cuidadosas para minimizar o estresse. Antes do manejo, a SEMEA instala um brete na área da Lagoa Maior, onde as capivaras recebem alimento diariamente, criando uma sensação de segurança no local. No dia do manejo, as capivaras são direcionadas para o brete e, com auxílio de uma rampa, são conduzidas até um caminhão, sem a necessidade de sedação. O clima ameno do dia também contribuiu para o conforto dos animais durante o deslocamento.

Monitoramento de saúde

Além do controle populacional, a SEMEA realiza anualmente o monitoramento de carrapatos na Lagoa Maior. Até agora, não foi detectada a presença do carrapato-estrela, vetor da febre maculosa. Com isso, as ações de manejo mantêm seu foco no controle populacional das capivaras, reafirmando o compromisso da SEMEA com a preservação da saúde e o bem-estar dos animais silvestres da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui