Nove meses após, já estão todas asfaltadas as ruas do Bairro Centro Velho de Água Clara, que foram anunciadas pela prefeita Gerolina Alves, por ocasião das festividades do aniversário do município, na presença de vários moradores. Deixada de lado por administradores anteriores, a parte baixa da cidade tem recebido total atenção da administração atual. Entre outros benefícios, foi recuperada uma quadra esportiva na área da ferrovia e revitalizada uma pracinha, que estava abandonada.
A pavimentação asfáltica e drenagem, entretanto, foi a maior benfeitoria recebida pela localidade onde nasceu a cidade, há mais de setenta anos. E quem afirma isso, são os próprios moradores, que fizeram questão de Manifestar a eterna gratidão à prefeita Gerolina.
“Antes a gente não tinha esperança“
“Tiro o chapéu para ela. A Gerolina falou que ia fazer, e fez”, declarou Marinete Ribeiro, 68 anos, que praticamente foi criada em Água Clara e mora há 30 anos em uma casa na Rua Portes Batista de Souza (Fundos do campo de futebol). “Antes a gente não tinha esperança; era muita promessa, mas nunca foi feito [o asfalto]”, enfatizou.
“Para nós foi muito bom, pois esta é uma rua pequena e quando chovia parecia um rio”, completou a moradora, que lamentou o fato de seu marido ter morrido sem realizar o sonho de ver a rua de sua casa asfaltada, bem como a sua mãe e seu pai. “Esperaram por tantos anos e não viram”, lastimou.
De família tradicional da cidade, o pecuarista Elias Belchior, 62 anos, que mora da zona rural, mas desde 1996 tem uma casa na Rua JK (em frente ao estádio municipal) também não esconde sua satisfação com a chegada do asfalto e já deu inicio à construção da calçada em frente à sua residência. “Se a gente vivia reclamando [do asfalto], agora temos que fazer nossa parte”, pontuou, referindo-se à calçada.
“Todo candidato prometeu, mas só a Gerolina fez; para nós, essa prefeita está sendo nota mil, tanto na cidade como na fazenda”, elogiou. E completou: “No Distrito São Domingo [onde tem propriedade], ela fez a diferença, em comparação com todos os demais que passaram pela prefeitura”. De acordo com Elias, os benefícios são para todos os setores. No caso de sua rua, antes do asfalto, o principal problema era a poças de água por ocasião das chuvas. “A respeito desta prefeita, não tem do que reclamar”, finalizou.
“A gestão está ótima”
A comerciante Maria Aparecida Barbosa, proprietária de uma lanchonete na Rua 8 de fevereiro e reside no local há cerca de dez anos, disse que por conta das muitas promessas, mantinha a esperança de ver o asfalto passar em frente à sua residência. Agora, em sua avaliação, vai melhorar tudo, inclusive, o movimento em seu comércio.
De acordo com a moradora, quando chovia a água entrava nas casas vizinhas e que, inclusive, tem gente que vendeu seus imóveis por conta disto. A respeito da prefeita Gerolina, opinou: “A gestão está ótima”
“Era uma rua morta, com muita areia, mas graças a Deus já melhorou 100%”, ajuizou Antônio de França Silva, 50 anos, que reside há mais de dez anos na Rua Portes Batista de Souza.
“Essa rua era um ‘regaço’, só nos que mora (sic) aqui que sabe; passava uma pessoa de manhã e outra à tarde”, caçoa Antônio, segundo o qual dava até desgosto sair de casa para ir ao mercado, devido ao excesso de areia. “Melhorou demais, fora o que valorizou o barraco”, brinca.
Quanto à gestão da prefeita Gerolina, classificou como ótima. “Bom demais; não tenho do que reclamar, porque o que prometeu aqui em baixo [Centro Velho], ela cumpriu. Vamos ver agora a próxima gestão, espero que continue no mesmo ritmo de trabalho”, conclui.
“Hoje estamos muito satisfeitos”
O ferroviário aposentado Ailton Gomes Jerônimo, o Nego Bi, 72 anos, também externou toda a sua alegria e satisfação ao ver o asfalto chegar em frente à sua casa. Nascido em Água Clara, ele esteve por 30 anos fora e voltou, segundo disse, “para morrer aqui”.
Proprietário de um pequeno comércio, o ferroviário relata um episódio vivido quando foi servidor público municipal, na gestão do ex-prefeito Tupete. Segundo Nego Bi, quando reclamava da péssima situação de sua rua – muita areia, poeira e enxurrada em época de chuva –, o prefeito mandava jogar um caminhão de terra que resolveria o problema.
“Hoje estamos muito satisfeitos com a gestão da prefeita Gerolina. O trabalho está ótimo. Além dela cumprir tudo o que promete, não se esqueceu de nós aqui do Centro Velho, onde Água Clara começou”, finalizou.
As ruas do Centro Velho que receberam serviço de asfalto e drenagem são:
Rua José dos Santos
Rua Portes Batista de Souza
Rua Olívia Ferreira Bueno (Fundos do campo de futebol)
Rua JK (Em frente ao campo de futebol)
Rua 15 de Novembro
Rua Evaristo Rodrigues