PRETA METIDA – Crônica de Josie Kelly Linhares em alusão ao Dia da Consciência Negra

38
visualizações

“PRETA METIDA” – Confira a crônica escrita pela educadora Josie Kelly Linhares para o Dia da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de Novembro. “Já ouvi muito essa expressão ‘pretinha metida’Também já ouvi, eu não gostava de você, te achava uma “nega metida”.

Hoje eu entendo muito bem o que isso quer dizer …Sempre quando um preto ou preta ocupa um lugar de destaque na sociedade, ocupa um cargo que lutou, estudou, batalhou tanto para conquistar, as pessoas acham que ele não é merecedor, porque são pessoas com pensamentos preconceituosos, acham que o preto tem que estar sempre na condição de subserviência.

Pois é, mas graças a Deus as coisas vêm mudando Se acham que somos pretas metidas pelo simples fato de gostar de andar bem arrumada, frequentar lugares bacanas, gostar de coisas boas, pode continuar me chamando de preta metida porque eu sou mesmo 😍

Nossa! Suas filhas são brancas neh? Sim são, tenho o direito de escolha, escolhi quem eu quis para ser o pai delas. Esse tipo de perguntas são carregadas de preconceito.

Haaa mas você não é tão preta… Sou sim, e nunca me importei com isso, quem está se importando demais e você, pelo contrário, minha mãe me valorizou de uma forma tão especial que minha autoestima e autoconfiança são muito bem trabalhados desde a infância, sempre me dizia que eu era a mais linda de todas, que ninguém era melhor que eu, cresci acreditando nisso, sendo encorajada para vencer qualquer obstáculo na vida.

Tenho o maior orgulho da minha ancestralidade, amooo essa melanina toda.

Vem cá você brilha no sol? Porque eu brilho muito e posso ofuscar você ❤️😂😍🩷

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui