Ano que vem deverá ser realizada audiência pública no município visando discutir com a população os impactos ambientais; fábrica deverá entrar em operação em 2028
Em 2026 a Bracell já deverá estar liberada para iniciar a construção de sua fábrica de celulose em Água Clara (MS), que será instalada cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, às margens da rodovia MS-324 (Cascalho), sentido Distrito de São Domingos. Foi o que informou, ontem (5) ao Fatos Regionais, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Ao contrário do que se houve nas rodas de conversas, Verruck esclareceu que a construção da fábrica da Bracell, independe da conclusão da unidade fabril da Arauco, em Inocência. Segundo ele, o projeto da fábrica em Água Clara se encontra na fase de EIA/RIMA, que significa Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente, documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente
“A Semadesc já realizou a vistoria no local e agora a empresa recebeu uma série de estudos que vai ter que fazer”, explicou Verruck. A previsão da empresa é no dia 1 de março de 2025 fazer a entrega destes estudos, que começarão a ser analisados pela secretaria. Nesse meio tempo, será necessária a realização de audiência pública em Água Clara, visando discutir com a população os impactos ambientais. Além disso, será necessário verificar todo o sistema de compensação – instrumento financeiro que contrabalanceia possíveis impactos ambientais ocorridos, ou previstos no processo de licenciamento -, e também definir os membros do CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental).
O cronograma estabelecido com a empresa é de que, uma vez ela entregando os estudos solicitados em primeiro de março de 2025, até o final do ao será feita a entrega da LI (Licença de Instalação). “É uma indústria com sinalização de começar suas obras em 2026, devendo a obra durar até 2027 e entrar em operação no ano de 2028”, finalizou.
A fábrica
Com investimento previsto de US$ 4 bilhões na planta de celulose em Água Clara, a Bracell construirá uma unidade com capacidade para produzir de 2,8 milhões de toneladas de celulose. A perspectiva é gerar 10 mil empregos nas obras e 3 mil na operação.
A empresa tem sua base de plantio em Água Clara, que já está se expandindo para Santa Rita do Pardo e Bataguassu. A Bracell passou a atuar em Mato Grosso do Sul, há cinco anos e tem mais de dois mil empregos no Estado e inaugurou recentemente um viveiro com mais de 250 mulheres contratadas.
Texto e imagem: João Maria Vicente