Trump foi atingido de raspão na orelha. Segundo autoridades locais, o atirador foi morto por agentes de segurança. Uma pessoa na plateia também morreu, e outra ficou ferida. Em entrevista ao canal ABC, o procurador-geral do distrito, Richard Goldinger, afirmou que o atirador estava na cobertura de um edifício próximo ao comício.
O ataque aconteceu no fim da tarde. Nas imagens do evento, é possível ouvir três tiros seguidos por um breve silêncio e, em seguida, mais disparos. Trump leva a mão à orelha direita e os agentes de segurança gritam para que o ex-presidente se lance ao chão imediatamente.
Depois de se levantar, antes de ser removido pela equipe de segurança, Trump disse “Espere, espere” e ergueu o punho, acenando à plateia. O ex-presidente repetiu a palavra “Fight” (“Lutem”) três vezes. As imagens mostram que o republicano tinha a orelha direita ensanguentada.
O incidente aconteceu na cidade de Butler, na Pensilvânia, durante um ato de campanha do republicano, que disputa as eleições presidenciais contra Joe Biden. A cidade fica a cerca de 50 quilômetros de Pittsburgh.
Biden pede união
O presidente americano, Joe Biden, se pronunciou sobre o ataque na noite deste sábado. Ele afirmou que está em oração pela saúde do republicano, e disse que os americanos precisam se unir. “Não existe lugar para esse tipo de violência na América. Nós precisamos nos unir como uma só nação para condená-lo”, escreveu.
O democrata afirmou também que ele e a primeira-dama Jill Biden estão em oração por Trump. “Fico agradecido em ouvir que ele está seguro e que está bem. Estou orando por ele e sua família, e por todos que estavam no comício”.
Foto