Desde sua posse, prefeita Gerolina prepara Água Clara para receber grandes empreendimentos, como a fábrica da Bracell

301
visualizações

Uma das noticiais mais alvissareiras dos últimos dias para Água Clara, é o anuncio de que a Bracell/MS Florestal se prepara para instalar uma fábrica de celulose em Água Clara (MS). Um das grandes preocupações, porém, que surge nas rodas de conversa é se Água Clara terá estrutura para comportar tamanho empreendimento, já que deverá receber cerca de 10 mil trabalhadores no pico da construção da fábrica, assim como ocorreu em Três Lagoas, com as fábricas da Suzano e da Eldorado e em Ribas do Rio Pardo, com a implantação do Projeto Cerrado, da Suzano.

O quem muitos não sabem, ou não tem se atentado para isso, é que tão logo assumiu a prefeitura de Água Clara, em 2021, com sua visão de futuro, a preocupação principal da prefeita Gerolina Alves foi iniciar a projeção da cidade para receber investimentos de grande porte. Ou seja, apesar de que serão necessários aportes vultuosos, não apenas do município, mas também do governo do Estado e da União, pode-se dizer que a preparação do município está bastante adiantada.

“Fruto de muito trabalho”, diz a prefeita

Conforme a prefeita declarou recentemente, “pra gente conseguir uma indústria como essa, não acontece por acaso; é fruto de muito trabalho, de muita seriedade e responsabilidade e nós lutamos muito para que isso acontecesse”. Ela lembra que está lutando por esta fábrica desde 2021, quando a Bracell (MS Florestal) se instalou no município, solicitando aos seus diretores e também junto ao Governo do Estado esta conquista. “Pra nós é uma honra fazer esta parceria, estamos à disposição e preparando o município para isso

Embora esteja fazendo muita drenagem e asfalto, devendo deixar Água Clara com 80% das ruas asfaltadas, inúmeras outras obras de infraestrutura estão em andamento, quer seja com recursos próprios, com emendas parlamentares da bancada federal e, principalmente, com total apoio do governador Eduardo Riedel. Sem contar, que prepara a cidade também para receber serviço de rede de esgoto.

Confira a seguir os grandes investimentos da gestão Gerolina Alves, os quais capacitam Água Clara o município

Aeródromo

Desapropriação da área do aeródromo foi em março de 2022

Uma das provas da visão futurista da prefeita é que nos primeiros meses de seu mandato ela convocou uma reunião para tratar da construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros e um aeródromo, com uma unidade dos bombeiros em anexo. Para tanto, convidou o comandante do Corpo de Bombeiros, o chefe da Casa Civil do então governador Reinaldo Azambuja, representantes das grandes empresas instaladas no Município como a Greenplac, Cobb Vantress, Eldorado e Suzano, entre outras. Também foram convocados os vereadores locais.

Posteriormente, prefeita e vereadores de sua base aliada foram até o gabinete do govenador formalizar tais reivindicações, tendo retornado com excelentes perspectivas.

O resultado dessa inciativa, foi que em março de 2022 ocorreu o ato de assinatura para desapropriação amigável da área em que será construída o aeródromo, conforme anunciado pela Prefeita Gerolina. O recurso para a desapropriação é proveniente do convênio firmado entre a Prefeitura de Água Clara e o Governo do Estado. A área localiza-se às margens da MS-377, logo após a rotatória de acesso à BR-262.

O principal objetivo da construção do aeródromo, foi exatamente para receber os executivos destas empresas e também de futuras indústrias a se instalarem no município como, por exemplo, a Bracell.

Corpo de Bombeiros

Quartel do Corpo de Bombeiros está com as obras adiantadas

No ano passado, há pouco mais de um ano, começou a realização de outro grande sonho dos água-clarenses, que é a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros, localizado na área central da cidade, a Avenida Júlio Maia (BR-262). A obra está praticamente em fase de acabamento e sua parte estrutural deve ficar pronta ainda neste ano.

Em relação a esta obra, a prefeita Gerolina disse que ex-secretário de Infraestrutura, atual governador Eduardo Riedel, foi peça fundamental em todo o processo. “Esse sonho se tornou realidade também graças ao trabalho dos nossos parceiros, o deputado estadual Paulo Corrêa e o deputado federal Beto Pereira. Agradeço aos vereadores da base que somam com nossos projetos de desenvolvimento para Água Clara”, disse.

Novo Hospital

Em junho deste ano, ao lado do vice-prefeito Tião Ottoni e do secretário de Saúde Alex Oliveira, a prefeita Gerolina Alves anunciou, finalmente, a construção do novo hospital em Água Clara. A prefeita agradeceu ao governo do Estado que, por meio do governador Eduardo Riedel, fará o repasse de R$ 23,3 milhões do Fundo de Assistência Social, aos deputados que apoiam o município e aos vereadores de sua base aliada na Câmara.

O hospital terá 30 leitos de enfermaria, centro cirúrgico, centro obstétrico, laboratório de análises clínicas, atendimento ambulatorial e pronto atendimento de emergência.

Maior loteamento de MS

Há dois meses a prefeita Gerolina entregou 711 terrenos para a população no Jardim dos Ipês

Também após alguns meses de haver assumido o cargo, a prefeita Gerolinal levou o projeto para a construção de um novo hospital em Água Clara.

A prefeita tem ainda investido pesado em habitação, tendo viabilizado o maior loteamento de Mato Grosso do Sul, com a doação de mais de 1.200 terrenos. Em julho, em fez a entrega 711 lotes do Jardim dos Ipês, onde já estão sedo construídos as casas e ainda falta os lotes do Jardim das Oliveiras.

Além disso, em junho, 46 água-clarenses assinaram os contratos de suas casas próprias com as quais foram contemplados por meio do programa habitacional ‘Financiado e Subsidiado’, da Agehab (Agência de Habitação Popular).

O referido programa incorpora subsídio estadual ao subsídio federal no financiamento do FGTS. A parte que cabe ao município é a doação do terreno onde o empreendimento será construído. No caso de Água Clara, há um total de 94 casas a serem construídas em uma área próxima ao Bairro Morumbi, que já está dotada de toda a infraestrutura necessária. Os contemplados com as outras 48 restantes, serão definidos por meio de sorteio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui