O avião da Presidência da República que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou arremeter durante a primeira tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira (18).
A manobra, conhecida tecnicamente como “procedimento de aproximação perdida”, é um protocolo seguro e comum na aviação, realizado quando há necessidade de interromper a descida da aeronave antes do pouso.
Poucos minutos depois, por volta das 15h30, a aeronave fez uma nova aproximação e pousou com sucesso. A informação foi confirmada pelo aeroporto de Sorocaba e pela assessoria do presidente.
O que aconteceu?
O avião arremeteu por volta das 15h20, em meio a fortes ventos na região. No entanto, até o momento, não foi divulgado o motivo exato que levou à realização do procedimento.
Incidentes anteriores
Esse não foi o primeiro imprevisto envolvendo o avião presidencial. Em outubro do ano passado, uma pane na aeronave fez com que Lula e sua comitiva permanecessem quase cinco horas voando em círculos sobre a Cidade do México. A medida foi necessária para reduzir o combustível antes de realizar um pouso seguro no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.
João Maria Vicente com informações do site Metrópoles
Foto – Reprodução/Canal do Avião
Foto –