As obras de implantação da rede de esgoto em Água Clara continuam em ritmo acelerado e, na última semana, chegaram ao bairro Jardim Nova Água Clara. Os serviços tiveram início na Rua Felinto Luiz Ottoni, marcando uma nova fase do projeto que começou pelo bairro Centro Velho, ainda no final de janeiro deste ano.
A prefeita Gerolina Alves destacou, na ocasião do início das obras, a parceria com o governador Eduardo Riedel, a quem agradeceu publicamente pelo empenho em viabilizar este serviço fundamental. “É uma conquista histórica para o nosso município”, afirmou.
Segundo o engenheiro Alisson Oliveira, responsável técnico pela obra, a primeira etapa prevê a instalação de sete quilômetros de rede de esgoto, contemplando 350 ligações domiciliares. Os trabalhos seguirão agora para o Centro da cidade e outros trechos do bairro Nova Água Clara.

A empresa Solução Engenharia, de Campo Grande, é a responsável por esta etapa da obra. Além da rede, ela também está encarregada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de uma estação elevatória, que está sendo instalada ao lado da antiga sede dos Correios. A previsão é de que as escavações para a rede durem cerca de quatro meses.
Estação de Tratamento
A infraestrutura necessária para levar os dejetos da estação elevatória até a futura ETE já está concluída. Essa parte da obra havia sido iniciada por uma empresa vencedora da primeira licitação, que acabou abandonando o projeto. Por conta disso, a Solução Engenharia — segunda colocada no processo — assumiu a responsabilidade no início de 2025.
Conforme explicou o engenheiro Alisson Oliveira, a previsão é que essa primeira fase da obra seja concluída até o final deste ano. Ele também alertou que a ligação domiciliar à rede será responsabilidade dos moradores, mas só poderá ser feita após a ETE entrar em operação plena.
Expansão prevista
Após a conclusão dessa etapa inicial, outra empresa será contratada para dar continuidade à implantação da rede nos demais bairros do município. A tubulação necessária para essa ampliação já se encontra em Água Clara, sinalizando que a segunda fase das obras também está próxima de começar.
Com a chegada do esgotamento sanitário, a cidade avança em infraestrutura e saúde pública, oferecendo mais qualidade de vida à população.
João Maria Vicente
Fotos – João Maria Vicente