Advogados recebem a “Comenda Mérito à Ordem” em solenidade na Câmara de Vereadores de Três Lagoas

Advogados recebem a “Comenda Mérito à Ordem” em solenidade na Câmara de Vereadores de Três Lagoas

Compartilhar

Honraria é conferida, há dez anos, em alusão ao Dia do Advogado


Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas entregou a “Comenda Mérito à Ordem”, em alusão ao Dia do Advogado, em reconhecimento a profissionais que atuam com valoroso saber e conduta ilibada, contribuindo para o exercício da justiça, no município.


Os profissionais receberam a medalha e o diploma do Mérito à Ordem, na sessão que foi proposta pelo vereador Marcus Bazé. O presidente da Câmara, Tonhão, abriu a solenidade, lembrando que a equidade é uma das coisas buscadas desde tempos remotos.
“É uma digna função, um escudo da cidadania e um bastião da justiça”, afirmou. “Mais do que uma profissão, a advocacia é um sacerdócio cívico que transforma os direitos em realidade e garante o estado de direito, a democracia”, concluiu.
O propositor, Marcus Bazé, enalteceu os colegas vereadores por honrarem os advogados, propondo os nomes para receberem as homenagens. A comenda é entregue, anualmente, desde 2015, sendo um compromisso que ele busca manter, por meio de seu mandato.

Foto Divulgação


“É a comenda mais importante da Câmara, porque foi a única que referendou uma cadeira para a Ordem dos Advogados do Brasil, reconheceu a classe e a nossa carreira na sociedade”, explicou Bazé.
A jovem vereadora Sara Leite, aluna da escola Batista Semear e apadrinhada pela vereadora Sirlene dos Santos,  apresentou um momento cultural. Também estiveram presentes os jovens parlamentares Samuel Santana, da escola Fernando Corrêa e apadrinhado pelo vereador Mário Grespan, Leonardo Alencar, da escola Sesi, apadrinhado de Marcus Bazé, e Ryan Gomes, da escola Dom Aquino, apadrinhado pelo vereador Mi do Santa Luzia.
Dilza Conceição da Silva falou em nome dos homenageados. “Tenho certeza que os colegas homenageados sofrem as agruras dos processos, dedicando horas a fio, em dedicação a seus clientes e prestaram relevantes serviços para promover a justiça, porque sem advogado não há justiça”, afirmou.
O presidente da 2ª subseção da OAB, Tiago Martinho, usou tribuna e ressaltou nomes de advogados que foram importantes para a história do Brasil e todos momentos de luta que enfrentaram pelas liberdades e pelo direito. Ainda destacou o intenso trabalho que os homenageados prestam em Três Lagoas, em prol de uma advocacia mais forte, unida e com melhor ambiente. 
O procurador da prefeitura, Gustavo Gotardi, representando o prefeito, Dr Cassiano Maia, também falou aos presentes, destacando que a advocacia é sempre uma luta de paixões. Ele ainda lembrou que o reconhecimento recebido, na cerimônia, é um reconhecimento da sociedade, representada pelos vereadores.
O pastor José Denilson encerrou o evento com uma oração.


Confira quem foram os homenageados de 2025 e o respectivo vereador proponente:


Adriano Henrique Jurado  (Silverado) – Graduado pelas Faculdades Aems, em 2002, conta com mais de duas décadas de atuação nas áreas cível, criminal e trabalhista, tendo se consolidado como referência profissional no Estado de MS.


Daniele de Almeida Martins Costa (Mário Grespan) – Cursou Direito na Uminar, em Marília, com conclusão em 2000. Retornou para a sua cidade natal, para exercer a profissão. Atuante na área trabalhista, atualmente ocupa o cargo de secretaria-adjunta da Segunda Subseção de Três Lagoas, pelo segundo mandato consecutivo.

Dilza Conceição da Silva (Daniel da Farmácia) – Graduada pela Universidade Estadual de Maringá, em 1994, e pós-graduada à distância pela Universidade de Coimbra (Portugal). Já teve cargos na 2ª subseção da OAB/MS – Três Lagoas e atuou como juíza leiga. Atualmente, é assessora parlamentar na Câmara de Vereadores.


Erica Silva Barros de Sousa (Evalda Reis) – Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2019. É pós-graduada em Planejamento Patrimonial, Familiar e Sucessório, bem como em Direito Constitucional e Tributário.
Fábio Jun Capucho (Tonhão, Fernando Jurado, Evalda Reis, Pedrinho Jr, Maria Diogo) – Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1998. Mestre e doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, especialista em direito tributário, direito constitucional, direito sanitário e direito público. Foi professor universitário por doze anos em Campo Grande/MS. Atualmente, é professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul. É procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, desde 2005.


Fabio Luiz Sant’Ana de Oliveira (Marcus Bazé) – Graduado pela Universidade Estadual de Londrina, em 2004, atuou na defensoria pública de Mato Grosso e, atualmente, na 2ª Defensoria Pública Criminal de Três Lagoas.


Fabrício Garcia do Nascimento (Fernando Jurado) – É advogado, gerente jurídico florestal MS/SP da Bracell, conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS, membro da Comissão de Compliance da OAB/MS, vice-presidente da Associação Comercial de Três Lagoas e, também exerce o cargo de presidente – Venerável Mestre da Loja Maçônica Renascença nº 42 de Três Lagoas. Foi professor de Direito Empresarial e Agrário, por cinco anos na UFMS. 

Jefferson Santana de Melo  (Marco Silva) – Iniciou sua trajetória jurídica em 2001, como estagiário de seu pai, João Santana de Melo Filho. Foi aprovado em diversos exames de transferência externa, como na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Em 2012, publicou a obra “Fraude à Execução Consoante a Súmula 375 do STJ” pela Revista dos Tribunais. O livro se tornou referência nacional e internacional, sendo citado em centenas de produções acadêmicas. A obra foi selecionada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ),  no livro digital “Bibliografias Selecionadas”, em comemoração aos 30 anos e aos 35 anos do STJ.

João Paulo da Costa Vargas Corrêa (Sargento Rodrigues) – Graduado pelas Faculdades AEMS, foi estagiário do Ministério Público Estadual do MS, de 2016 a 2018, na 8ª Promotoria de Três Lagoas/MS, junto ao promotor Luciano Anechini Lara Leite. Em 2021, iniciou atividades no Escritório Wanzeler & Vargas, onde atua até o momento

José Scaransi Netto (Mi do Santa Luzia) – atua na advocacia há mais de três décadas. De 1993 a 2016, exerceu a função de advogado público junto à Prefeitura de Três Lagoas, acumulando mais de 20 anos de experiência no setor público. Paralelamente, mantém seu escritório de advocacia em atividade, prestando serviços jurídicos a uma ampla gama de clientes na esfera da advocacia privada.

Juliana Miranda Alfaia da Costa – (Prof. Pedrinho Jr) – É graduada em Direito pelo Centro Universitário de Votuporanga-UNIFEV, desde o ano de 2011, é mestre em Direito pela Universidade de Marília – UNIMAR, conciliando a atuação profissional, com o exercício da docência no curso de Direito nas Faculdades AEMS, desde 2014. Durante sua trajetória, atuou nas áreas criminal, trabalhista, previdenciária, consumidor e civil, com escritório pautado na advocacia generalista e familiar.


Laura Achiles Nunes (Profa. Maria Diogo) – Graduada em 2015 pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP, com atuação em defesa das mulheres. É professora, conselheira e coordenadora da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da OAB subseção Três Lagoas. Ainda atua como palestrante e presta apoio jurídico como voluntária na Casa da Mulher.

Liliane Martins Severo da Silva Abrahão (Sirlene dos Santos) – Graduada pelas Faculdades AEMS, já no último ano, cursou também pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho. Mais tarde, concluiu nova pós-graduação em Direitos Humanos pela UFMS de Três Lagoas. Durante sua formação, buscou experiência prática em estágios jurídicos na prefeitura, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, onde fortaleceu a vocação para a advocacia. Atualmente é assessora parlamentar.

Marcos Vinicius Massaiti Akamine (Davis Martinelli) – bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –Três Lagoas (UFMS/CPTL) e mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Atualmente, é professor de Direito Penal e Direito Processual Penal nas Faculdades AEMS. Exerce a função de Vice-Presidente da Segunda Subseção de Três Lagoas da OAB/MS, no triênio 2025/2027.


Rodrigo Andrade Sirahata (Tonhão) – Graduou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2012, período em que atuou como pesquisador no programa PIBIC, na área de direito empresarial. Possui pós-graduação em Direito Tributário. É co-fundador do escritório Sirahata Advocacia, consolidou-se como referência na defesa de direitos trabalhistas, empresariais e cíveis, sempre atuando em favor da valorização da advocacia. Ainda atua como procurador da Apae.


Saimon David Marreiro Salles (Robson do Alinhamento) – Formado pela UNIESP e pós-graduado em Direito Imobiliário pelas faculdades Anhanguera, atua no escritório Serrado Modesto e Salles Advogados, sempre pautado na ética e eficiência.

Assessoria de Comunicação

Foto – Divulgação

Compartilhar

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.