A explosão de um caminhão-tanque carregado com etanol no último domingo (6), no Km 233 da BR-101, em Palhoça (SC), destruiu 21 carros, três carretas e o próprio caminhão. Segundo a Arteris Litoral Sul, ainda não há estimativa do prejuízo total, mas a transportadora responsável pela carga deverá arcar com os danos.
De acordo com o advogado Fernando Lucchesi, especialista em direito do seguro, empresas que transportam produtos perigosos são obrigadas por lei a manter seguros para cobrir esse tipo de ocorrência. Se a transportadora não pagar, os donos com seguro serão indenizados e a seguradora poderá cobrar o valor da empresa.
“Se a transportadora não pagar os prejuízos, os donos dos carros que tiverem seguro próprio serão indenizados pela seguradora. Depois disso, a seguradora poderá cobrar da transportadora o valor que pagou ao segurado”, diz o advogado.
A rodovia será parcialmente interditada entre a noite desta quarta (9) e a manhã de quinta (10) para reparos no pavimento, com bloqueios intercalados no trecho afetado, no Morro dos Cavalos.
João Maria Vicente, com Matropole
Imagem – Reprodução vídeo PRF