A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e operação de um ramal ferroviário no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul. O prazo de concessão será de 99 anos.
A medida faz parte do projeto de implantação da nova fábrica da empresa, que está investindo cerca de US$ 4,6 bilhões na região. A estrutura ferroviária será essencial para o escoamento da produção estimada em 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
O ramal terá 47 km de extensão e fará a ligação entre a unidade da Arauco e a Malha Norte – ferrovia que conecta Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), com aproximadamente 755 km de extensão. A Malha é operada atualmente pela Rumo Logística.
Durante o fim de semana, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve em Inocência e visitou a área onde será implantado o terminal ferroviário da Arauco. Segundo ele, a Malha Norte é estratégica para o transporte da produção sul-mato-grossense de celulose até os portos de exportação.
“A Malha Norte é hoje o principal canal de escoamento da celulose produzida em Mato Grosso do Sul. Empresas como a Suzano, por exemplo, já utilizam a ferrovia, levando a carga por caminhões desde Ribas do Rio Pardo até os trilhos, de onde seguem rumo ao Porto de Santos”, explicou Verruck.
Para o secretário, o investimento da Arauco reforça a importância da ferrovia como solução logística eficiente. “O Governo do Estado entende que a ferrovia é um modal altamente competitivo e essencial para o desenvolvimento da nossa economia. Estamos, inclusive, trabalhando na integração da Malha Oeste com a Malha Norte, ampliando ainda mais as possibilidades logísticas para o setor”, concluiu.
João Maria Vicente, com Comunicação Semadesc
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