ANTT aprova construção de ramal ferroviário da Arauco em Inocência, com 47 km de extensão

ANTT aprova construção de ramal ferroviário da Arauco em Inocência, com 47 km de extensão

Compartilhar

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e operação de um ramal ferroviário no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul. O prazo de concessão será de 99 anos.

A medida faz parte do projeto de implantação da nova fábrica da empresa, que está investindo cerca de US$ 4,6 bilhões na região. A estrutura ferroviária será essencial para o escoamento da produção estimada em 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.

O ramal terá 47 km de extensão e fará a ligação entre a unidade da Arauco e a Malha Norte – ferrovia que conecta Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT), com aproximadamente 755 km de extensão. A Malha é operada atualmente pela Rumo Logística.

Durante o fim de semana, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve em Inocência e visitou a área onde será implantado o terminal ferroviário da Arauco. Segundo ele, a Malha Norte é estratégica para o transporte da produção sul-mato-grossense de celulose até os portos de exportação.

“A Malha Norte é hoje o principal canal de escoamento da celulose produzida em Mato Grosso do Sul. Empresas como a Suzano, por exemplo, já utilizam a ferrovia, levando a carga por caminhões desde Ribas do Rio Pardo até os trilhos, de onde seguem rumo ao Porto de Santos”, explicou Verruck.

Para o secretário, o investimento da Arauco reforça a importância da ferrovia como solução logística eficiente. “O Governo do Estado entende que a ferrovia é um modal altamente competitivo e essencial para o desenvolvimento da nossa economia. Estamos, inclusive, trabalhando na integração da Malha Oeste com a Malha Norte, ampliando ainda mais as possibilidades logísticas para o setor”, concluiu.

João Maria Vicente, com Comunicação Semadesc

Foto – Freepik

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *