O pastor evangélico Geraldo Ribeiro, de 65 anos, tem deixado um legado marcante em Água Clara (MS) desde que chegou à cidade, em 1999, para liderar a Igreja Assembleia de Deus Missões/Belém. Ao longo de 26 anos de ministério, além de conquistar centenas de almas e realizar inúmeros batismos, ele soma à sua trajetória a construção de seis templos e diversas casas pastorais — sempre apoiado pela sua esposa, a missionária Marta Ribeiro.
Neste momento, o pastor se dedica à construção de seu sexto templo, o maior até agora. O novo salão contará com cerca de 340 metros quadrados de área construída, duas galerias e capacidade para acolher até 600 pessoas, localizado na Avenida João Garcia de Souza, uma das mais importantes de Água Clara. Vale destacar que, quando se diz que ele “construiu”, o termo é literal: do alicerce ao acabamento, Geraldo realmente coloca a mão na massa.

Questionado sobre de onde vem a força para mais esse desafio, ele afirma que sente um chamado de Deus para essa missão e que continua trabalhando enquanto tiver saúde. “Meu coração já está mais lá do que cá, mas continuo plantando para a próxima geração”, diz ele, que já começou a preparar uma nova equipe para assumir o ministério futuramente.
Inspirado pela passagem bíblica de 1 Coríntios 3:6-8 — “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento…” —, o pastor acredita que sua função é semear, com humildade e dedicação, confiando a Deus os frutos do trabalho.

Assim como nas construções anteriores, o novo templo está sendo erguido com a ajuda das doações dos membros da igreja e com recursos próprios. Segundo ele, o investimento pessoal já soma aproximadamente R$ 120 mil.
Embora tenha sido jubilado (termo usado para designar pastores aposentados) pela Assembleia de Deus Missões em 2012, o pastor afirma estar há sete anos sem receber o benefício, situação que está sendo discutida judicialmente.
Inclusive, Geraldo revela que todos os projetos que Deus colocou em suas mãos seriam inicialmente desenvolvidos na Assembleia de Deus Missões. No entanto, segundo ele, questões políticas e favorecimentos dentro da congregação o motivaram a fundar um novo ministério na cidade: a Assembleia de Deus Belém.
Um legado de fé e trabalho
A história de construção de templos em Água Clara por pastor Geraldo começou pela congregação do Jardim das Palmeiras. Em seguida vieram os templos do Núcleo Barra Mansa, o novo prédio da sede, a congregação no Núcleo Cascavel e a sede da Assembleia de Deus Belém — essa última anexada ao templo que está atualmente em construção.
Com exceção do Nucleo Barra Mansa e do que está em construção, todos os prédios anteriores foram acompanhados por uma casa pastoral. Seu trabalho não é apenas de liderança espiritual, mas também de edificação física e comunitária — um verdadeiro marco de fé, esforço e perseverança.
João Maria Vicente
Foto – João Maria Vicente