O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, visitará Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9) para lançar a pedra fundamental da nova fábrica de celulose da empresa Arauco. O evento será realizado no município de Inocência, às 10h30, com a presença do governador do estado, Eduardo Riedel.
A construção faz parte do projeto Sucuriú, que prevê um investimento total de U$ 4,6 bilhões no Brasil. A nova planta terá uma capacidade de produção anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose branqueada. As obras estão previstas para serem concluídas até o final de 2027, tornando-se a quinta indústria de celulose instalada em Mato Grosso do Sul, onde já existem unidades em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo.
Projeto Sucuriú
A Arauco é uma líder mundial em celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia. O projeto Sucuriú, considerado a maior iniciativa do gênero implantada em uma única fase, contará com tecnologia de ponta e inovações da indústria 4.0.
Espera-se que a construção da nova indústria no estado gere aproximadamente 14 mil empregos durante o pico da obra, seguindo um cronograma escalonado. “Esse é um projeto de grande envergadura.
Com o início das operações, acreditamos que haverá um impacto positivo significativo no desenvolvimento social e econômico da região, com o aumento da geração de empregos e renda, maior arrecadação de impostos e atração de novos investimentos”, destacou Carlos Altimiras, diretor-presidente da Arauco do Brasil.
João Maria Vicente
Foto – Acervo Arauco