Confira os dez carros mais vendidos em janeiro de 2025 no Brasil

O começo de 2025 traz algumas surpresas em relação aos carros mais vendidos no Brasil. A primeira delas é a ascensão do Chevrolet Tracker no segmento de SUVs, superando o Volkswagen T-Cross, que foi o utilitário mais vendido do País nos últimos dois anos. A segunda novidade é a queda significativa do Hyundai HB20, que registrou apenas 3.678 unidades emplacadas — em dezembro do ano passado, foram 9.942, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, o desempenho do Renault Kardian esfriou. O modelo, que terminou 2024 em alta com quase 4 mil unidades no último mês, agora ocupa a 27ª posição entre os carros de passeio, com apenas 1.675 emplacamentos em janeiro. Em contrapartida, a Fiat Strada se mantém na liderança, com o Volkswagen Polo logo atrás. O pódio ainda conta com outro hatch, o Chevrolet Onix, que deve passar por mudanças em breve.
No segmento de picapes, além da Strada, também se destacam a Toyota Hilux (3.747) e a Fiat Toro (3.451) nos três primeiros lugares. A Volkswagen Saveiro e a Ford Ranger completam o Top 5 entre as caminhonetes.
Os mais vendidos:
10 – Jeep Compass – 4.436 unidades
9 – Honda HR-V – 4.273 unidades
8 – Nissan Kicks – 4.458 unidades
7 – Hyundai Creta – 5.141 unidades
6 – Fiat Argo – 5.173 unidades
5 – Volkswagen T-Cross – 5.312 unidades
4 – Chevrolet Tracker – 5.416 unidades
3 – Chevrolet Onix – 5.576 unidades
2 – Volkswagen Polo – 5.801 unidades
1 – Fiat Strada – 8.777 unidades
Conforme a Fenabrave, o segmento de automóveis e comerciais leves (incluindo picapes, vans e furgões) licenciou 159.868 unidades no primeiro mês do ano, o que representa um aumento de 5,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O total do setor (abrangendo ônibus, caminhões e motocicletas) alcançou 341.435 emplacamentos, uma alta de 5,9% quando comparado a janeiro de 2024, marcando o melhor desempenho para o mês desde 2015.
“O mês de janeiro é, historicamente, menos favorável que dezembro. Nesta época, o orçamento das famílias sofre com despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser um período em que muitos consumidores saem de férias e acabam adiando a decisão de compra de veículos. Mesmo assim, tivemos um resultado positivo em relação a janeiro de 2024”, analisa Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Da redação/Jornal do Carro
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