Mais de 500 terrenos são multados em 2025 por mato alto e acúmulo de sujeira

Nos primeiros meses de 2025, a Prefeitura intensificou a fiscalização de terrenos com mato alto e sujeira, resultando na emissão de 513 autos de infração a proprietários que não mantiveram seus imóveis limpos.
Desde a alteração da Lei nº 3.344, em 2023, a notificação prévia e o prazo para limpeza antes da multa foram eliminados. Agora, assim que um fiscal identifica um terreno em situação irregular, a penalidade é aplicada de imediato. Atualmente, a multa é calculada em 0,25 UFIM por metro quadrado do imóvel.
A iniciativa visa proteger a saúde pública, já que terrenos abandonados podem se tornar focos de proliferação de doenças como dengue, Chikungunya, zika e leishmaniose, além de incentivar o descarte irregular de lixo e entulho, agravando problemas ambientais e urbanos.
Com a expansão de novos loteamentos e condomínios em Três Lagoas, a fiscalização será intensificada ao longo do ano. Além disso, caso o terreno continue sujo após o prazo para recurso, o proprietário poderá ser multado novamente.
Da redação
Foto – Divulgação