Nikolas Ferreira está inelegível para a Presidência da República nas Próximas Eleições

Nikolas Ferreira está inelegível para a Presidência da República nas Próximas Eleições

Compartilhar

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está impedido por lei de concorrer à Presidência da República nas próximas eleições. A legislação brasileira exige que o candidato tenha, no mínimo, 35 anos para disputar o cargo, critério que o parlamentar de 28 anos ainda não atende.

A restrição está prevista na Constituição Federal e pode ser consultada no site oficial do Planalto. O artigo 78 estabelece que para ser presidente é necessário ser brasileiro nato e ter idade mínima de 35 anos, o que inviabiliza, no momento, qualquer candidatura de Nikolas ao cargo máximo do Executivo.

Apesar dessa limitação, há uma parcela do eleitorado que gostaria de vê-lo na disputa, especialmente no cenário em que Bolsonaro fique impossibilitado de concorrer. Diante desse contexto, Nikolas e outros parlamentares defendem a criação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduziria a idade mínima para candidatos à Presidência e ao Senado, permitindo a participação de políticos com menos de 30 anos.

Apoio a Bolsonaro em 2026

Em entrevista ao portal Poder360, Nikolas reforçou seu apoio a Bolsonaro, destacando que o ex-presidente é a principal opção da oposição para enfrentar Lula em 2026.

“Eu acredito que Bolsonaro é o nome mais competitivo. Se ele for candidato – e eu acredito que será –, estarei entre seus principais apoiadores. Não por conta da minha relevância, mas porque sei o que está em jogo no nosso país”, afirmou.

O deputado também mencionou outros possíveis nomes para a disputa, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo ele, seria a alternativa mais forte da oposição caso Bolsonaro não possa concorrer.

Da redação/MSN

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *