Na manhã de quarta-feira (10), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional e da Unidade Regional de Perícias e Identificação de Três Lagoas, deflagrou a operação “Apagão” para combater o furto de energia elétrica em diversos pontos da cidade. A ação contou com o apoio da Neoenergia Elektro e mobilizou mais de 30 policiais civis de todas as delegacias do município, sob coordenação da Seção de Investigações Gerais (SIG).
Ao todo, foram fiscalizados dez imóveis, entre estabelecimentos comerciais — como padarias, mercados, peixarias e lojas de conveniência — e residências. Todos apresentaram irregularidades no consumo de energia.
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por furto de energia. Os demais responsáveis foram conduzidos às delegacias e indiciados por furto qualificado ou estelionato, crimes que podem resultar em penas de até oito anos de prisão, dependendo do caso.
De acordo com a Neoenergia Elektro, o volume de energia recuperada durante a operação seria suficiente para abastecer aproximadamente 3.300 residências por um mês. Além disso, estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos, devido à sonegação de impostos, ultrapassem R$ 100 mil.
Esta foi a segunda ação do tipo realizada em Três Lagoas. A Polícia Civil afirmou que novas operações com foco na fiscalização de unidades consumidoras e no combate ao furto de energia serão realizadas regularmente.
A SIG reforça a importância da participação da população, que pode contribuir com denúncias anônimas pelos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp).
João Maria Vicente, com Assessoria de Comunicação PC-MS
Foto – Divulgação