PGR pede mais de 40 anos de prisão para Bolsonaro por cinco crimes que teria cometido

PGR pede mais de 40 anos de prisão para Bolsonaro por cinco crimes que teria cometido

Compartilhar

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, nesta segunda-feira (14), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a aproximadamente 43 anos de prisão, ao apresentar as alegações finais da ação que investiga sua suposta participação em um plano para minar o processo democrático no país.

Segundo o órgão, Bolsonaro teria liderado uma ofensiva gradual e estruturada contra as instituições democráticas com o intuito de impedir a transição regular de poder nas eleições de 2022.

Em um documento de 517 páginas, a PGR reforça as denúncias e pede que o ex-chefe do Executivo seja responsabilizado por cinco crimes:

Chefiar organização criminosa armada: conforme a Lei nº 12.850/2013, com agravantes como o uso de arma de fogo e envolvimento de agentes públicos. A pena pode alcançar até 17 anos de reclusão;

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: previsto no artigo 359-L do Código Penal, com pena de até 8 anos;

Tentativa de golpe de Estado: crime descrito no artigo 359-M do Código Penal, com pena máxima de 12 anos;

Dano qualificado: por atos relacionados ao dia 8 de janeiro, incluindo violência, grave ameaça e danos ao patrimônio da União. Pode resultar em pena de até 6 anos;

Deterioração de bem tombado: crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de até 3 anos.

Caso a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal acolha integralmente os pedidos da acusação, Bolsonaro pode ser condenado a cerca de 43 anos de prisão.

João Maria Vicente, O Povo

Foto – Divulgação

Compartilhar

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.