A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “carta fora do baralho”, em referência ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado.
“Ao meu ver, Bolsonaro é carta fora do baralho. Não apenas porque acredito que ele sofrerá as penalidades da lei, mas também porque a sociedade está cansada dessa polarização, especialmente após perceber o que ele fez no verão passado”, declarou Tebet durante o programa “Bom Dia, Ministra”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Ao ser questionada sobre os possíveis impactos do julgamento na política monetária e fiscal do país, a ministra evitou entrar em detalhes e reforçou a confiança no Judiciário. “Decisão judicial não transitada em julgado, não se discute”, pontuou.
Tebet também destacou a importância da democracia. “Nasci em um berço que defende a democracia como base de tudo. Sem ela, eu não estaria aqui falando o que estou falando, nem você teria o direito de fazer essas perguntas”, afirmou.
Sobre o julgamento no STF, a ministra disse que é necessário aguardar o desenrolar dos fatos, mas enfatizou a necessidade de responsabilização. “Se houve tentativa de golpe de Estado, aqueles que realmente estiveram envolvidos devem ser punidos”, declarou.
Ela encerrou reafirmando sua confiança na Suprema Corte: “A gente só espera que, obviamente, haja justiça, e eu confio muito nas decisões do Supremo Tribunal Federal”, concluiu.
João Maria Vicente, com o site Metropoles
Foto – Redes sociais