Deputado de MS propõe que peixe só possa ser consumido no local de pesca

Deputado de MS propõe que peixe só possa ser consumido no local de pesca

Compartilhar

O deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou um novo projeto de lei que altera as regras da pesca em Mato Grosso do Sul. A proposta reduz a proibição total da pesca de 29 para apenas duas espécies – dourado e piracanjuba –, mas estabelece que todo peixe capturado nos rios do estado só poderá ser consumido na cidade onde foi pescado.

Se aprovado, o projeto proibirá o transporte intermunicipal de pescado, atingindo pescadores amadores, artesanais e profissionais. Apenas a pesca de subsistência praticada por indígenas, ribeirinhos e quilombolas, além da captura e transporte de iscas vivas, estará isenta da regra.

A proposta determina que a pesca, o embarque, o armazenamento e a comercialização do pescado sejam restritos ao município de origem, vedando qualquer transporte intermunicipal, mesmo com nota fiscal. No entanto, cidades vizinhas com áreas urbanas interligadas, como Corumbá e Ladário, Aquidauana e Anastácio, Jardim e Guia Lopes, terão permissão para o transporte entre si.

Na prática, caso a lei seja sancionada, quem desejar consumir espécies como pacu, pintado, surubim e piraputanga terá que viajar até os locais de pesca. Segundo o deputado, a medida visa estimular o turismo e preservar os recursos pesqueiros para garantir a sustentabilidade da atividade no estado.

A proposta ainda será analisada e debatida antes de possível aprovação e sanção pelo governo estadual.

João Maria Vicente com informações da ALEMS

Foto – Reprodução Redes Sociais

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *